Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ

Texto de Antonio Claudio Maia – Correspondente carioca do Blog da Ana Clara Maia

Implantação do projeto de adaptação da Avenida Ayrton Senna, com a criação do novo corredor viário Transcarioca, ligando simultaneamente a região oceânica com as zonas sul e norte da cidade, e subúrbios via Linha Amarela.

A Barra da Tijuca, indiscutivelmente é um dos lugares mais valorizados por metro quadrado do mundo, passei boa parte da minha juventude desfrutando do mar da Barra, namorando em suas areias, indo ao autódromo do Rio ver as corridas dos primórdios da StockCar, ver as decolagens de para-pente e os vôos de asa delta, pescando em noites de lua cheia na praia ou na Lagoa de Marapendi.

A modernidade urbana, num forte galope com a construção civil tomaram conta do lugar, tanto para construções habitacionais quase que exclusivamente para a classe A, como também para as construções comerciais de todos os ramos, shoppings gigantescos foram criados bastante semelhantes ao que vemos em Las Vegas, no estado de Nevada nos EUA, a fim de atrair o comércio com público vindo de todas as localidades do Rio de Janeiro, das cidades metropolitanas como Niterói, e principalmente turistas brasileiros e estrangeiros

A Barra da Tijuca possuí quatro principais entradas e saídas, que não mais estavam suportando o volume de tráfego que aflui ao lugar. Um trajeto Niterói-Barra que levava em média 30 minutos, de cinco anos para cá passou a levar de 2 a 3 horas no trânsito.

Sendo a Avenida Ayrton Senna a principal e mais moderna das quatro vias de acesso existentes, tornava-se mais do que necessário passar por uma reengenharia de tráfego que possibilitasse um maior número de veículos com a fluidez necessária e exigida por seus moradores e freqüentadores. Isso tudo sem esquecermos da manutenção das reservas de mangues e matas atlânticas do lugar, possibilitando uma coexistência harmônica com as características naturais das reservas ambientais.

A criação do corredor viário denominado de Transcarioca veio a muito bom tempo ser implementado na Avenida Ayrton Senna, dando mais alma ao lugar e com condições satisfatórias de acesso a um dos cartões postais do Rio de Janeiro.

Segue em anexo, uma explanação em filme de como ficará a nova via de acesso à Barra da Tijuca, curta a modernidade carioca.

Um gostinho de água na boca para você que conhece a Areia daí, venha conhecer um pouquinho da areia de cá.

www.youtube.com/embed/ASJeMAPWb6A
(Copie este link na linha de endereços de seu navegador)


"Saudações cariocas e niteroienses com sangue paraibano.”

Comentários

Postagens mais visitadas