domingo, 12 de agosto de 2012

PROPOSTA DE GOVERNO PARA AREIA




ADEMAR PAULINO E JOÃO DA CAIXA – 15
COLIGAÇÃO “A EXPERIÊNCIA CONTINUA” – PT e PMDB

AÇÃO ADMINISTRATIVA – Orçamento Participativo e gestão democrática, com controle social e transparência nas informações públicas permitirá a participação da sociedade nos rumos que Areia tomará.
Dotar a prefeitura de moderna estrutura administrativa dignificando cada vez mais o servidor e promover a intersetorialidade entre as secretarias é fundamental para fazer nossa cidade crescer e se desenvolver.
Elaborar e implantar o Plano de Cargo e Carreira do Servidor Público Municipal, além de colaborar com os trabalhos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia.
Revisar e implantar o Plano Diretor de Areia, aprovado em 2006.
A criação de escritório Técnico de Elaboração de Projetos para o Governo Federal, com técnicos preparados para elaborar e assessorar na execução dos projetos. A falta de pessoas qualificadas inviabilizam projetos. E pessoas qualificadas nós temos em Areia.
Algumas prefeituras contratam empresas que nem conhecem a cidade para a qual estão elaborando projetos. Esses projetos são feitos em massa, muitas vezes mudam apenas o nome da cidade. São idênticos e não apresentam nenhuma identificação com o município.
Criar a Ouvidoria Municipal. Incentivar a população a participar das licitações da prefeitura.

EDUCAÇÃO – Criação de Ilhas Digitais com Banda Larga nas Escolas Municipais bem como, capacitação dos professores. Distribuição de Material e Fardamento Escolar com a inclusão de um Kit de Higiene Bucal para todos os alunos da rede pública municipal. Tentar por todos os meios erradicar o analfabetismo no município voltando a implantar o Programa Federal EJA, que proporciona aulas noturnas para adultos. Incentivar o xadrez nas escolas municipais.
Melhorar a estrutura do Conselho Tutelar.

SAÚDE – Firmar convênio com os órgãos públicos, Estadual e Federal para aparelhar e modernizar o Hospital Municipal, fortalecendo e apoiando integralmente o Conselho Municipal de Saúde em nosso município, com o programa saúde para todos. Aderir às Atas de Registros de Preços do Ministério da Saúde para reduzir gastos e o tempo nas compras da prefeitura de Areia-PB.

AGRICULTURA – Firmar convênio com os Órgãos de Assistência Técnica buscando alternativa para estimular a produção agrícola que extrapole o limite da cultura de subsistência dando condição ao homem do campo de exercer efetivamente a condição de produtor rural, assegurando o corte de terra, distribuição de sementes agrícolas e o abastecimento de água. Revitalizar a feira do agricultor e a criação de um centro de comercialização de animais domésticos – feira de gado, e trazer de volta o nosso matadouro Municipal.
Fomento à agricultura familiar e segurança na zona rural. Incentivar os agricultores na conservação de nascentes nas suas propriedades onde isso gera um salário  para o mesmo. Programa do Banco do Brasil.

SEGURANÇA – Através de parcerias com os órgãos responsáveis melhorar as condições de segurança na cidade e no campo, que provocam o êxodo rural.

URBANIZAÇÃO – Criar condições para expansão da área urbana do município, oferecendo infraestrutura para implantação e melhoria de moradias populares e pequenas empresas. Conservação da pavimentação urbana, recuperação e manutenção das estradas vicinais facilitando o escoamento da produção agrícola do nosso município e, o acessos dos turistas aos engenhos.

ESPORTE E LAZER – Criar um departamento e oferecer condições para que a cidade participe do cenário esportivo regional e estadual dotando o município de praça esportiva compatível com as necessidades de sua juventude e de todos os desportistas. A volta do Festival da Cachaça e Rapadura.
Academias comunitárias, onde em cada comunidade será construída uma academia com aparelhos ao ar livre para todos usarem.

CULTURA - Consolidar uma política de cultura para o município. Fortalecer e valorizar a cultura local incentivando as Manifestações e Tradições Culturais. Criar a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural. Qualificar as pessoas que trabalham na área cultural. Inserir o município no Sistema Nacional de Cultura – SNC – e criar o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo de Incentivo à Cultura.
Incentivar e fortalecer o setor de artesanato, proporcionando cursos de capacitação e a participação nas feiras dos artesãos estaduais e nacionais. Conceder Incentivo Fiscal aos proprietários de imóveis tombados que mantiverem seus imóveis pintados e conservados. Fortalecer o “Caminhos do Frio” e o “Festival de Artes”.
Projeto Cinema com uma Digital, onde a prefeitura irá promover um concurso para os melhores filmes feitos com uma máquina digital.

TURISMOIncentivar e fortalecer a organização do trade turístico. Estruturar a Secretaria de Turismo com equipe competente. Implantar o Centro de Atendimento ao Turista. Incentivar a Associação dos Condutores de Turismo de Areia. Cursos de capacitação e reciclagem para o setor de Turismo, buscando uma melhor qualidade do nosso produto turístico. Projeto de Sinalização Turística. Projeto de Fiação subterrânea na área tombada. Projeto de revitalização do Balneário O Quebra. Reativar o Conselho Municipal de Turismo. Fazer o repasse da verba do Fundo de Incentivo ao Turismo. Melhoria e recuperação das estradas para o fortalecimento do Turismo Rural. Melhoria da infraestrutura básica da cidade: calçadas, estradas e vias de acesso aos atrativos; melhoria dos serviços de água, esgoto, iluminação, limpeza das ruas, cuidados das praças, recolhimento e tratamento do lixo, segurança. Incentivo ao Turismo Ecológico, ao Turismo de Eventos, ao Turismo de Aventura, ao Turismo Cultural. Preservação e melhorias nos Atrativos Naturais e Histórico-Culturais. Conceder Incentivo Fiscal as empresas que estejam diretamente ligadas ao setor turístico ou que aqui se instalem com esse fim.
Dar especial atenção ao turismo de nossa cidade. O futuro de Areia está no turismo. É necessário reorganizar o setor.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Criar o Banco de Pequenos Empréstimos Comunitários.

RURAL – Incentivar programas de geração e adaptação de tecnologia para produtores e clubes de mães em convênio com instituições públicas e empresas privadas.

URBANA – Firmar convênio com Instituições Governamentais e Não Governamentais, para qualificação de Mão de Obra de acordo com o mercado regional.