De Niterói para Areia


Visão do Parque da Cidade

Um texto de Antonio Claudio Maia
Correspondente carioca do Blog da Ana Clara Maia
    
A cidade de Niterói completou em 22 de novembro seus 438 anos de existência, já tendo sido capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, quando o estado da Guanabara ainda existia, e que perdurou até o ano de 1975.
Após a fusão dos dois estados, da Guanabara e do Rio de Janeiro, a federação passou a ter um único estado, o novo Estado do Rio de Janeiro, que absorveu todos os municípios dos dois anteriores.
Campo de São Bento

Entardecer em Niterói com Rio de Janeiro ao fundo
Diante desse novo quadro sócio-político-geográfico e demográfico, pelo menos uns quinze anos se passaram até que se finalizasse uma unificação real a nível cultural e burocrático, e os cidadãos começarem a aceitar a nova realidade.

O chamado “carioca da gema”, denominação das pessoas nascidas no extinto Estado da Guanabara, passou a ser somente “carioca” para os naturais da atual capital do Estado do Rio de Janeiro, o  que é o meu caso.
Os “fluminenses”, pessoas naturais do antigo estado do Rio de Janeiro, passaram a ser denominadas mediante suas cidades de origem na estrutura do novo estado, e no caso dos nascidos em Niterói, de  niteroienses.
MAC - Museu de Arte Contemporânea



A cidade de Niterói é predominantemente litorânea, com muitas praias de baía, e lindíssimas praias oceânicas com altíssimo apelo ao turismo, náutica, esportes de areia, e promover a integração social através de projetos musicais na orla.
No último dia 22 de novembro, dia do aniversário de Niterói,  fomos brindados com um show ao vivo do Ney Matogrosso nas areias da Praia de Icaraí, mas em outros tantos momentos recebemos Lenine, Zeca Pagodinho, Alcione, Maria Rita, Geraldinho Azevedo,  e outros tantos bambas da MPB, pois aqui tudo é motivo para festejar.

Praia de Icaraí

Surf na Praia de Piratininga

Costão de Itacoatiara
Outro apelo popular que tomou conta da cidade foi a recente Parada Gay, que já realizou três edições, reunindo o público mais diversificado possível, vindos de todos os cantos do Brasil, e demonstrando um perfil de evento de massa generalizado, não mais sendo exclusividade do público GLBTS, sem deixar faltar é claro o perfil e a irreverência de cada segmento e o apelo político necessário pelas conquistas sociais.

Na orla de baía, Niterói se destaca pela indústria naval e na construção civil, bastante aquecidas pelas metas empreendedoras principalmente do governo estadual. Aquecimento esse que se refletirá mais ainda nas estatísticas econômicas com a implantação do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro, que será instalado na cidade vizinha de São Gonçalo, devendo atrair uma média de 250 mil técnicos vindos de todo o Brasil, em sua grande maioria com suas famílias, o que vai exigir um esforço integrado das cidades periféricas em poder absorver essa massa de pessoas que aqui aportarão, e a necessidade de investimentos secundários nas áreas de habitação, saúde, educação, transportes coletivos, prestação de serviços, melhoria das vias de acesso e de escoamento da produção petroquímica.

Túnel da Estação Hidroviária da Charitas

Túnel da Estação Hidroviária da Charitas
Niterói tem um IDH mais bem distribuído do país segundo os institutos de aferição demográfica e sócio-econômica, sua população atual beira meio milhão de habitantes, considerado o terceiro lugar de melhor qualidade de vida no Brasil, com 90% de sua renda distribuída nas classes A, B e C, o que torna uma das cidades mais ricas do Brasil.
Não fosse pela vizinha cidade do Rio de Janeiro, Niterói com certeza seria melhor aproveitada em investimentos em sua topografia objetivando o turismo, tão linda que culminou com o título de “Cidade Sorriso” já há alguns anos.
Você também pode chamá-la carinhosamente de “NIKITI”, igualmente seus jovens.

A educação é outro ponto de referência da cidade, Niterói sedia o campus da UFF – Universidade Federal Fluminense, e de outras tantas instituições de ensino superior da iniciativa privada. Sua corrente política é de esquerda, se revezando na administração municipal o PT e o PDT, que privilegiam consideravelmente a educação.
Aqui não basta se ter um secretário de educação, Niterói faz questão de despontar mais no cenário dos ensinos fundamental, médio e superior através de sua Fundação Municipal de Educação, que mantém aquecidas as metas federais de aprendizado inclusivo, sendo pioneira da participação de portadores de patologias como paralisia cerebral e Síndrome de Down nas mesmas salas de aula dos demais alunos, sob a execução dessas metas pelo governo municipal.

Distante da capital do estado por apenas 15 quilômetros, você pode chegar ao centro do Rio de Janeiro através da Ponte Rio-Niterói, ou através de catamarãs que caracterizam o transporte hidroviário na Baía de Guanabara, tendo os dois transportes uma média de 20 minutos de trajeto. Estar em Niterói é estar no Rio de Janeiro, as atividades e a cultura se mesclam numa harmônica, produtiva e saudável vizinhança.

Com uma temperatura média na casa dos 28º, não há como escapar de uma boa parada na infinidade de bares e restaurantes que funcionam dia e noite, onde se senta, se confraterniza, e bebe-se um chopp bem gelado, principalmente nos dias de sexta-feira e sábado. Não há como deixar de apreciar um bom teatro, peças aqui é o que não faltam, ver um bom filme nas salas de exibição de cinema, passear nos shoppings onde você anda e anda com lojas por todos os lados, se gasta as vezes 25 minutos de ponta a ponta de tão grandes que são,  e os mais variados modelos de arte e cultura, recantos e paisagens espalhados pela cidade.
Niterói, igualmente o Rio, não tem esquina sem samba ou pagode, aqui é difícil ficar parado, nem eu mesmo sei como estou conseguindo ficar aqui sentado relatando isso para vocês aí de Areia.

Mas, me sinto bastante gratificado de poder passar um pouco daqui da minha cidade de Niterói para vocês, cidade onde escolhi viver e constituir família, na realidade sou carioca, carioca da gema, da capital do Rio de Janeiro, mas não troco Niterói por lugar nenhum nesse país ou no mundo.
Entretanto, o carinho que sinto por Niterói e Areia foi que me motivou a dividir essas informações com vocês, adoro esse brejo.


                 Saudações cariocas e niteroienses com sangue paraibano.

Comentários

Postagens mais visitadas